quinta-feira, novembro 18

As Feridas Essenciais

Um destes dias vi-me confrontado com uma sugestao dalgum visitante do nosso blog que sabia do facto de estar a ler "As Feridas Essenciais", livro do Fernando Ribeiro, e que, mesmo sem conhecer o livro e sem saber, me pos na dificil e ingrata posiçao de escolher entre as várias escritas uma para dar a conhecer neste espaço. Pois este deve ser uma das entradas mais incompletas, pois há vários textos fantasticos, mas, é obvio, que nao transcreverei o livro completo.
Tenho de admitir que os primeiros textos me deixaram um pouco desiludido pela quase imediata interpretaçao que fiz deles. Mas admito também te-los julgado cedo demais, há alguns que, por outro lado, me transcendem e nao sou capaz de captar toda a sua mensagem...
Pois bem, de entre varios textos escolhi este, nao sei se foi uma boa escolha porque nao terminei a primeira leitura do livro. Possivelmente ainda darei a conhecer algo mais desse livro.

"Frenologia

'As vezes vivo só dentro da minha cabeça,
só para lá, para dentro da minha cabeça.
Por exemplo, se houver só duas coisas a lembrar,
fecho-as logo entre quatro paredes que apertam
e sento-me para começar a ve-las lutar

Outras vezes, uma ideia escapa-me,
mergulha, viscosa, escorregadia, por um tubo de prata,
contorcido de velhas voltas que sufocam outras voltas,
até morrer num olho cansado e
deito-me a pensar se pela escadaria partida
de uma lágrima, a devo ou nao libertar.

A maior parte das vezes acontece-me,
ainda dentro da minha cabeça,
nao saber quando parar.
Aí, em posiçao fetal, aperto-a entre as maos,
e fico, sem queixume ou som, apenas 'a espera
que alguém me venha buscar."

(Para quem me socorre quando fico preso num negro mundo paralelo onde apenas posso esperar em silencio que me salvem)

Sem comentários:

Enviar um comentário