No conforto da noite e com o Winamp a tocar (agora Moonspell, antes tocaram Darkseed, Carpathian Forest, Eternal Mourning e uma das muito poucas músicas de Type O Negative que ainda hoje gosto - Love You To Death) venho finalmente falar-vos de um tema que tem estado guardado por esquecimento há já muito tempo.
Mulla Nasrudin - para vós este é talvez um nome desconhecido (digo isto porque até hoje ainda só encontrei uma pessoa que o conhece) mas a verdade é que Mulla Nasrudin é incomparavél e único. Mulla Nasrudin nasceu na Turquia por volta do século XIII e ainda hoje as suas liçoes de vida sao tomadas como exemplo, embora sejam consideradas como pequenas anedotas ilógicas e sem sentido, sao na verdade liçoes com as quais ainda hoje podemos aprender a viver. Todas elas teem diferentes níveis de profundidade e nao se espera que se consigam perceber todas mas com um bocadinho de atençao e reflexao podemos ver o seu significado ou pelo menos parte dele. Quem sabe se nao é aqui nestas pequenas "liçoes de vida" que está a resposta para alguns dos nossos problemas?
Hoje vou deixar aqui duas das suas liçoes que ainda hoje sao usadas como referencia em muitos livros, nao só pela maneira cómica de expor e nos mostrar soluçoes mas também porque nos fazem pensar um bocadinho (pelo menos aos interessados fazem pensar..).
1 -
Estas leis nao tornam melhores as pessoas", disse Nasrudin ao Rei; "elas devem praticar certas coisas de forma a sintonizarem-se com a verdade interior, que se assemelha apenas levemente a verdade aparente." O Rei decidiu que poderia fazer com que as pessoas observassem a verdade – e o faria. Ele poderia faze-las praticar a autenticidade. O acesso a sua cidade era feito por uma ponte, sobre a qual o Rei ordenou que fosse construída uma forca. Quando os portoes foram abertos ao alvorecer do dia seguinte, o Capitao da Guarda estava postado a frente de um pelotao para averiguar todos os que ali entrassem. Um édito foi proclamado: "Todos serao interrogados. Aquele que falar a verdade terá seu ingresso permitido. Se mentir, será enforcado." Nasrudin deu um passo a frente. "Aonde vai?" "Estou a caminho da forca", respondeu Nasrudin calmamente. "Nao acreditamos em voce!" "Muito bem, se estiver mentindo, enforquem-me!" "Mas se o enforcarmos por mentir, faremos com que aquilo que disse seja verdade!" "Isso mesmo: agora sabem o que é a verdade: a sua verdade!
2 -
Hakim entrou num restaurante e pediu ovos cozidos. O velhaco dono apresentou-lhe uma conta de cinco moedas de prata. Hakim protestou que aquela conta era um absurdo. -"Se eu tivesse guardado esses ovos para as galinhas chocarem, teriam-se transformado em frangos", disse o dono do restaurante, "e sua prole, e a prole de sua prole, e a prole da prole de sua prole teriam produzido milhoes de ovos - valendo muito mais que cinco moedas. Os ovos saíram-lhe baratos." O juiz local era Nasrudin, e foi a quem Hakim apresentou a queixa. O dono do restaurante teve que ir também, para que se pudesse defender. Nessa época, Nasrudin resolvia os casos em casa, pois dizia que: -"Na vida, a Justiça sempre aparece". Assim que ouviu ambos os argumentos, Nasrudin cozinhou um punhado de milho. Entao, deixou que esfriasse um pouco e, colherada por colherada, plantou-o no seu jardim. -"Que raio de coisa voce está fazendo?", ambos perguntaram. -"Plantando milho, que desta maneira se multiplicará", disse Nasrudin. -"Desde quando alguma coisa que foi cozida poderia multiplicar-se desta forma?", bradou o dono do restaurante. -"Esta é a sentença deste tribunal", disse Nasrudin. -"A voces dois, um bom dia.
Agora que leram e talvez tenham achado piada tentem voltar a ler, e pensem um bocadinho naquilo que leram. Estes sao apenas dois exemplos das muitas liçoes de Mulla Nasrudin, ilógico, paradoxal, cómico e sem sentido é verdade, porém quando paramos para pensar no verdadeiro significado da história, ou na sua liçao vemos que afinal Mulla Nasrudin além de ilógico era também muito inteligente. Hoje em dia é conhecido como tendo sido uma fonte do insólito, ilógico e paradoxal e claro muito inteligente.
Assim me despeço mais uma vez ao som de Moonspell , Darkness and Hope é o albúm, Os Senhores da Guerra a música.....
Sem comentários:
Enviar um comentário